Proposta do Portal

O objetivo do portal é oferecer uma plataforma digital inteiramente colaborativa e gratuita para servir de ferramenta de busca de sobrenomes de origem itálica e facilitar a pesquisa de descendentes de imigrantes interessados em descobrir as próprias raízes sem depender de terceiros.

A ideia de criar este portal surgiu pelas dificuldades que eu mesmo encontrei na realização de pesquisas sobre as minhas famílias de origem italiana. Pensei então em criar um portal de relacionamentos entre descendentes de imigrantes italianos e/ou de etnia e língua italiana, pelo qual os próprios descendentes que já realizaram pesquisas das suas famílias pudessem cadastrar os dados e deixá-los on line à disposição de outros familiares e pesquisadores.

O portal, então, foi iniciado em 2007 e desde então está em constante aperfeiçoamento.

As informações já encontradas por um descendente podem ser compartilhadas por ele através do portal e, assim, todos os visitantes facilmente poderão encontrar dados referentes ao sobrenome pesquisado ou ao menos ter indícios do seu provável lugar de origem na Itália. A solidariedade entre os descendentes é o pilar central de sustentação deste portal, tornando-o instrumento auxiliar na pesquisa genealógica à inteira comunidade ítalo-brasileira.

Importantíssimo frisar que o portal não presta qualquer tipo de serviço de busca de certidões ou organização de processos para solicitar nacionalidade italiana. 

O portal é uma ferramenta de pesquisa e completamente gratuito.

A Base de Dados

Ao desenvolver o portal pensei na maneira como poderia ser criada uma base de dados que inicialmente pudesse dar resultados à pesquisa do visitante e aguçá-lo a fazer o seu cadastro no sistema e deixar disponíveis on line dados pessoais e informações referentes a sua própria família italiana.

Ao navegar pela internet verifiquei que em alguns sites das repartições consulares da Itália presentes no Brasil estava disponível para consulta pública (em formato Excel) a relação de requerentes para o reconhecimento da nacionalidade italiana. Essas listas, pensei, poderiam ser um bom ponto de partida para a formação da base de dados de uma ferramenta de pesquisa como o www.sobrenomesitalianos.com.br.

Em primeira premissa: se o requerente está com o nome numa daquelas listas é porque provavelmente já encontrou o lugar de origem dos seus antepassados na Itália e dispõe de informações a esse respeito. Com base nessa premissa reuni, então, em um único banco de dados todos os nomes dos requerentes da nacionalidade italiana que estavam com os nomes nessas filas de espera de 1999 a 2008, com o intuito de formar um grande elenco de informações de descendentes.

Em segunda premissa: se encontra a solidariedade entre os descendentes, a colaboração entre aqueles que fazem parte da lista de espera dos consulados transcrita em neste portal e aqueles que o visitam em busca de informações e fizeram o cadastro no portal.

O resultado: ao fazer pesquisa de um sobrenome italiano no portal, o visitante teria acesso aos dados da base, porém, como as listas dos consulados não dispunham de informações de contato dos requerentes, tais como telefone, endereço ou e-mail, disponibilizamos na página de resultado da pesquisa os link dos sites de busca de telefones disponíveis no Brasil, para eventuais contatos.

Assim, em tese, o visitante poderia tentar entrar em contato com aquele que está com o nome na fila de espera e verificar se se trata de sobrenome de mesma família e origem. Certamente surgirão dificuldades, como pessoas de sobrenomes muito comuns na Itália, como ROSSI ou BIANCHINI, cuja localização da origem é muito difícil, mas a iniciativa do portal é válida para que os interessados comecem a pesquisa de algum modo.

Este portal de busca de sobrenomes italianos pode ajudar, mas não promete resultados satisfatórios ao ponto de dar certeza da origem do sobrenome procurado. O pesquisador deve ser persistente e utilizar o portal como mais uma ferramenta dentre tantas disponíveis na internet e também, querendo, colaborar com o portal e inserir na base de dados os resultados das suas pesquisas familiares, compartilhando informações com os demais interessados visitantes do portal para ajudar a criar uma rede solidária e totalmente gratuita de pesquisa genealógica.

Caro descendente de italianos, seja solidário! Divulgue mais esta ferramenta de pesquisa a todos os seus amigos e pesquisadores apaixonados pela genealogia italiana no Brasil.

Para saber como fazer o seu pré-cadastro e consulta na base de dados, clique no botão ? no alto da página, à direita.

Sejam bem-vindos e boa pesquisa.


Elton Diego STOLF
Administrador do Portal
e-mail: contato@sobrenomesitalianos.com.br